Obama escolhe juiz Merrick Garland para preencher vaga na Suprema Corte

Washington, 16 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolheu o juiz Merrick Garland, da Corte de Apelações do Distrito de Columbia, como candidato para substituir na Suprema Corte o magistrado Antonin Scalia, ícone conservador que morreu em fevereiro, disseram à Agência Efe fontes do Senado.

Às 11h locais (12h em Brasília) o líder anunciará oficialmente o nome de seu candidato, que os republicanos do Senado - que precisam dar o aval - ameaçaram vetar porque querem adiar a votação para depois das eleições presidenciais de novembro.

Considerado o modelo perfeito de juiz "neutro", Garland, de 63 anos, obteve a aprovação de boa parte dos republicanos do Senado em 1997, por isso os conservadores teriam dificuldade para justificar um bloqueio.

Um funcionário da Casa Branca disse à Efe que Merrick tem "mais experiência judicial no âmbito federal que qualquer outro indicado para a Suprema Corte na história" dos EUA.

Nascido em 1952 em Chicago, no estado de Illinois, Garland acumula experiência no setor privado e público. Desde 1994 e até sua nomeação como juiz, Garland foi vice-procurador geral e se encarregou de supervisionar o processo dos autores do brutal atentado de 1995 em Oklahoma City, no qual morreram 168 pessoas.

Encontrar um substituto para Scalia, emblemático juiz conservador morto há um mês, se tornou um tema central da campanha para as eleições presidenciais de novembro, pois o novo magistrado terá o poder de moldar leis e decidir sobre temas importantes como o aborto e o direito ao porte de armas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos