Primárias democrata e republicana estão virtualmente empatadas no Missouri

Washington, 16 mar (EFE).- Tanto os pré-candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos como os republicanos mantêm um empate virtual nas primárias de seus partidos no estado do Missouri, no centro do país, em disputas que terminaram na terça-feira sem vencedores claros e nas quais possivelmente haverá recontagem de votos.

Com 100% dos votos apurados, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton se impôs sobre seu rival na primária democrata, o senador Bernie Sanders, por apenas 1.500 votos, enquanto entre os republicanos o magnata Donald Trump superou Ted Cruz por uma diferença similar, de 1.600 votos.

Ambas as margens são tão pequenas que os candidatos poderiam exigir a recontagem dos votos e nenhum veículo de comunicação americano se atreveu a projetar um ganhador na madrugada desta quarta-feira.

Levando-se em conta os efeitos práticos, no lado democrata a primária do Missouri tem uma importância pequena, já que os 71 delegados deste estado que deverão apoiar os candidatos na convenção do partido em julho serão distribuídos proporcionalmente.

Com isso, seja quem for o ganhador final, é muito provável que os delegados sejam divididos praticamente pela metade entre Hillary e Sanders. No entanto, uma vitória do senador teria certo peso simbólico em uma noite que não lhe foi nada favorável, já que ele saiu derrotado nos outros quatro estados em disputa.

Já entre os republicanos, por outro lado, saber quem é o ganhador final no Missouri teria alguma importância, já que este ficará automaticamente com uma parte dos 52 delegados que correspondem ao estado, mesmo que se imponha por apenas um punhado de votos de diferença.

Os outros delegados serão distribuídos em função dos ganhadores de cada distrito, por isso deve levar alguns dias até que se saiba a distribuição definitiva dos mesmos.

Além da votação em Missouri, a jornada de primárias desta terça-feira nos EUA acabou com quatro vitórias para Hillary (Flórida, Ohio, Carolina do Norte e Illinois), três para Trump (Flórida, Illinois e Carolina do Norte) e uma para o governador republicano de Ohio, John Kasich, que ganhou em seu próprio estado.

Após a contundente derrota sofrida em seu estado, a Flórida, o senador e pré-candidato republicano Marco Rubio anunciou sua saída da disputa eleitoral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos