Trump diz que Rubio foi "rival duro" e terá "grande futuro"

Miami, 15 mar (EFE).- O empresário e pré-candidato pelo partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que o senador pela Flórida Marco Rubio, a quem derrotou na eleição primária da legenda em seu estado natal, foi um adversário difícil e que terá um "grande futuro".

"Rubio foi um rival duro, fez uma grande campanha, é muito inteligente e tem um grande futuro", declarou Trump durante pronunciamento em Palm Beach (Flórida).

Principal favorito na disputa pela candidatura de seu partido à presidência, o magnata classificou a jornada eleitoral desta terça, com projeções de triunfos em quatro dos cinco estados onde houve prévias, como uma "grande noite".

Segundo as projeções dos principais veículos de imprensa americanos, Trump ganhou hoje as primárias de Flórida, Carolina do Norte e Illinois e o caucus (assembleia popular) das ilhas Marianas do Norte, além de liderar a apuração no Missouri, embora tenha perdido em Ohio para o governador local, John Kasich - como era esperado.

Por outro lado, ele derrotou Marco Rubio em seu estado natal com grande vantagem, o que motivou sua desistência da corrida à presidência.

"Nunca pensei que poderia acontecer algo assim esta noite. Foi maravilhoso ganhar na Flórida, meu segundo lar", afirmou.

Caso estes resultados se confirmem ao fim das apurações, Trump pode garantir a metade dos 1.237 delegados necessários para conseguir a candidatura republicana antes da convenção nacional do partido que será realizada em Cleveland (Ohio) em julho.

Em uma reiteração da mensagem de sua campanha, Trump disse que, se chegar à presidência dos EUA, o país "voltará a ser grande" graças a novas políticas fronteiriças e melhores negociações em acordos comerciais.

Neste sentido, ele reiterou que, se ganhar, as grandes empresas do país, como a Apple, voltarão a fabricar nos EUA, e não em países como China ou Vietnã.

Trump disse que há "muita ira" na população, que quer ver um país que vá bem, que seja bem tratado e o mesmo em relação ao exército. "Qquero reconstruí-lo", frisou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos