Coreia do Norte lança ao mar um novo míssil balístico

Seul, 18 mar (EFE).- A Coreia do Norte lançou nesta sexta-feira um novo míssil balístico que percorreu uma distância de cerca de 800 quilômetros em direção ao mar, informaram autoridades militares da vizinha Coreia do Sul.

O Exército Popular norte-coreano lançou o míssil rumo ao Mar do Leste (Mar do Japão) por volta das 5h55 (hora local; 18h55 GMT de quinta-feira em Brasília) na província de Sukchun, no oeste do país, explicou o Estado-Maior Conjunto de Seul (JCS).

Embora Seul não tenha especificado o modelo de míssil, a agência sul-coreana "Yonhap" afirmou que pode se tratar de um do tipo Rodong, que conta com um alcance de 1.300 quilômetros.

O lançamento ocorreu em um momento de forte tensão na península de Coreia. No dia 6 de janeiro, Pyongyang realizou seu quarto teste nuclear subterrâneo e lançou, em 7 de fevereiro, um satélite a bordo de um foguete, o que foi respondido com duras sanções pelo Conselho de Segurança da ONU.

No último dia 10, o exército norte-coreano lançou dois mísseis de curto alcance ao mar a partir de seu litoral oriental, que percorreram 500 quilômetros, e três dias depois realizou o lançamento de outros seis projéteis balísticos que voaram entre 100 e 150 quilômetros.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizam atualmente suas anuais manobras militares conjuntas, desta vez as maiores de todas que promoveram, que até o final de abril envolverão mais de 300 mil efetivos sul-coreanos e 15 mil americanos.

O regime norte-coreano considera estas manobras militares na península da Coreia uma provocação por se tratar de uma simulação de invasão de seu território.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos