Bélgica confirma prisão de Abdeslam e outros dois suspeitos

Bruxelas, 18 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, confirmou nesta sexta-feira que as autoridades do país detiveram o acusado de ser o mentor dos atentados de novembro do ano passado em Paris, Salah Abdeslam, e dois cúmplices em uma operação antiterrorista realizada no distrito de Molenbeek, em Bruxelas.

"Detivemos Salah Abdeslam no marco nas operações relacionadas com os atentados de Paris", declarou Michel em entrevista coletiva com o presidente da França, François Hollande.

"Três suspeitos foram detidos, entre eles Salah Abdeslam", disse Michel, que não revelou a identidade dos outros dois detidos e explicou que "houve resistência armada dos suspeitos detidos".

O primeiro-ministro belga afirmou que a batalha contra o terrorismo não termina hoje à noite, embora o resultado desta operação tenha sido uma vitória.

Michel agradeceu "muito calorosamente" às forças de segurança, aos serviços de inteligência, aos agentes da polícia, aos magistrados e aos interrogadores" pelo trabalho "intenso, minucioso e profissional" que efetuaram.

"É um resultado extremamente importante na luta contra o terrorismo", ressaltou o primeiro-ministro belga, que explicou que nos últimos meses foram realizadas cem operações sob condições "extremamente delicadas" e nas quais foram detidas 58 pessoas.

Michel destacou, além disso, a importância da cooperação entre Bélgica e França na luta contra o terrorismo e na investigação dos atentados de Paris.

O primeiro-ministro belga e o chefe de Estado francês falaram por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que lhes pediu que parabenizassem os serviços de inteligência por terem encontrado o suposto cérebro por trás da logística dos atentados. EFE

cae/id

(foto) (vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos