Cazaquistão recebe missão de observação europeia para eleições de domingo

Astana, 18 mar, (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Erlan Idrissov, se reuniu nesta sexta-feira com o chefe da missão de observação eleitoral da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, o espanhol Jordi Xuclà, para falar sobre a supervisão das eleições parlamentares deste domingo no país.

Em comunicado, Idrissov disse que está satisfeito com a cooperação entre Cazaquistão e a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, baseada em um acordo de 2004.

A nota acrescenta que Idrissov agradeceu e elogiou o trabalho de supervisão eleitoral dos parlamentares europeus e reiterou a importância da abertura, da transparência e da honestidade do acordo com as normas internacionais.

"O Cazaquistão dá as boas-vindas à missão de observação da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e está interessado em fortalecer ainda mais a cooperação interparlamentar com esta importante instituição internacional", declarou o ministro.

Xuclà agradeceu a Idrissov pelo convite para observar as eleições e falou da boa disposição para uma cooperação estreita e construtiva, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Cerca de dez milhões de cazaques estão convocados no domingo para ir às urnas escolher um novo parlamento, que estará previsivelmente dominado pelo partido Nur Otan do presidente Nursultan Nazarbayev.

Estas eleições foram convocadas de forma antecipada devido à situação econômica que o país centro-asiático atravessa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos