Combates entre rebeldes e exército iemenita deixam 90 mortos

Sana, 19 mar (EFE).- Pelo menos 90 combatentes morreram neste sábado em violentos enfrentamentos que explodiram entre os rebeldes houthis e as forças leais ao governo iemenita na cidade de Taiz, no oeste do país.

Fontes do movimento rebelde xiita disseram à Agência Efe que 60 membros do exército governamental e combatentes tribais que lutam ao seu lado morreram, enquanto fontes militares informaram que pelo menos 30 milicianos houthis e seus aliados faleceram nos combates e em bombardeios da aviação na região de Al Dabab e Al Wasaiya.

Os enfrentamentos começaram quando os houthis lançaram um ataque contra a sede da Legião 35 do exército iemenita em Al Dabab, ao oeste de Taiz, cidade cercada há um ano pelos rebeldes e os soldados que os apoiam. Fontes militares asseguraram que os rebeldes não conseguiram retomar o controle da base militar, que foi recuperada na semana passada pelas forças governamentais.

Por sua vez, médicos informaram à Efe que pelo menos cinco civis morreram e outros oito ficaram feridos em bombardeios de artilharia lançados pelos rebeldes em bairros residenciais no centro de Taiz. Além disso, moradores da cidade disseram que a coalizão militar liderada pela Arábia Saudita que atua contra os houthis no Iêmen lançou várias bombas hoje em Taiz.

O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iêmen, Ismail Ould Cheikh Ahmed, chegou hoje a Sana para começar os contatos com representantes dos houthis para a próxima rodada de negociações, que ainda não tem data definida. Ao chegar à capital iemenita, o mediador disse que vai ter "reuniões importantes" preparatórias para esse encontro, que foi adiando desde o fracasso do diálogo em 20 de dezembro na Suíça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos