Kerry visitará Moscou entre 23 e 24 de março

Moscou, 19 mar (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, visitará Moscou entre os próximos dias 23 e 24 de março para falar das soluções ao conflito na Síria com seu colega russo, Sergei Lavrov, confirmou neste sábado a Chancelaria russa.

Enquanto isso, um comunicado do Departamento de Estado americano informou ontem que Kerry também se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin, com quem tratará, além disso, sobre o conflito sírio, a situação na Ucrânia e a "necessidade" de implementar totalmente os acordos de paz de Minsk.

"Esperamos que a visita de John Kerry à Rússia, a terceira em menos de um ano, contribua para a normalização das relações russo-americanas, das quais depende em grande medida o clima geral mundial", afirma um comunicado divulgado hoje pelo Ministério russo de Relações Exteriores.

Embora a resolução do conflito sírio "seja um dos temas fundamentais no diálogo" entre os dois países, Moscou espera limar as várias diferenças com Washington a partir dos "princípios de igualdade, respeito mútuo e não ingerência nos assuntos internos".

"A situação nas relações russo-americanas continua sendo complicada. Uma série de passos de confronto, empreendidos por Washington com o pretexto da crise ucraniana, bateram com força a cooperação" bilateral, lamenta a nota do Ministério russo.

A visita de Kerry ocorre dias depois que Putin anunciou a retirada do grosso de suas forças aéreas da Síria após escorar o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, e reverter a situação militar no terreno a favor de Damasco.

Ao longo da operação russa no país árabe, iniciada no mês passado de setembro, os EUA acusaram reiteradamente a Rússia de centrar seus ataques nas posições das milícias contrárias a Assad e não nas organizações terroristas e de causar vítimas entre a população civil, algo que Moscou sempre negou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos