Netanyahu confirma 2 vítimas israelenses no ataque de Istambul

Jerusalém, 19 mar (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou que dois israelenses morreram no atentado suicida no coração de Istambul neste sábado e afirmou que Israel analisará se a ação tinha israelenses como alvo.

Em um comparecimento ao Ministério das Relações Exteriores em Jerusalém para analisar o caso, Netanyahu disse aos veículos de comunicação que a maioria de seu povo ficou levemente ferido, mas que uma pessoa estava em situação crítica.

De acordo com ele, dois aviões foram enviados para retirar as vítimas e trazer os feridos para casa. A imprensa israelense identificou uma das vítimas como uma mulher de 60 anos, moradora de Dimona, e que tinha viajado à cidade turca para fazer um passeio com a família.

Netanyahu confirmou que seu governo está em contato direto com as autoridades turcas e que solicitou aumentar a presença diplomática israelense em Istambul. Segundo o chefe do Executivo, o diretor-geral da Chancelaria, Dore Gold, está a caminho de Istambul.

Sobre a natureza do atentado, o primeiro-ministro afirmou que as autoridades israelenses estão investigando com suas agências de inteligência se o ataque era voltado a israelenses.

"Estamos tentando averiguar. Não temos confirmação se o atentado era para israelenses", disse.

Ele adiantou que a Chancelaria aumentará as advertências aos turistas israelenses na Turquia e indicou que existiam recomendações de não viajar ao país. Segundo ele, também será pedido para que todo cidadão de Israel saia o quanto antes da Turquia.

Por sua vez, o presidente israelense, Reuven Rivlin, condenou o ataque terrorista e enviou condolências às famílias.

"Estou com o coração sangrando pelas vítimas do horrendo atentado com bomba no centro de Istambul. Enviamos nossas condolências às famílias das vítimas e rezamos pela pronta recuperação dos feridos. Esperamos seu breve retorno a Israel", disse ele, segundo um comunicado emitido pelo escritório da presidência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos