Protesto contra Trump reúne 1.000 pessoas em NY

Nova York, 19 mar (EFE).- Aproximadamente, 1.000 pessoas se manifestaram neste sábado em pleno centro de Nova York contra o pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump, favorito a obter a indicação de seu partido.

Os manifestantes, cercados por grande presença policial, se concentraram no Columbus Circle, ao lado do Central Park, para denunciar "a retórica da divisão, o discurso de ódio e os planos extremistas" de Trump, segundo a organização. Com cartazes como "Não ao racismo! Não ao fascismo! Não a Trump!", eles caminharam até à Trump Tower, o famoso arranha-céu erguido pelo magnata nova-iorquino na 5ª Avenida.

A manifestação foi convocada por vários grupos, incluindo alguns vinculados ao movimento "Black Lives Matter" (As vidas negras importam), cujos ativistas protestaram nas últimas semanas em vários atos do candidato republicano. Vários destes grupos denunciaram através das redes sociais a detenção de manifestantes pacíficos durante a passeata de hoje, embora sem dar dados concretos.

O protesto contou com a presença de alguns simpatizantes de Trump, mas não foram registrados incidentes.

Também hoje, dezenas de manifestantes bloquearam durante uma hora uma rua do Arizona e expressaram sua oposição ao pré-candidato que participa de dois atos de campanha neste estado. Horas antes de Trump realizar um comício em Fountain Hills, dezenas de opositores bloquearam com carros o Boulevard Shea, uma das principais vias de acesso ao Fountain Park.

O bloqueio gerou engarrafamentos, mas o protesto foi encerrado quando agentes foram ao local e movimentaram alguns veículos com guindastes. O milionário figura como favorito nas pesquisas no Arizona e conta com o apoio de personalidades locais, como a ex-governadora Jan Brewer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos