Raúl Castro concede a Maduro a Ordem José Martí, a mais importante de Cuba

Havana, 18 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi agraciado nesta sexta-feira em Havana com a Ordem José Martí, a mais alta condecoração concedida por Cuba, que lhe foi entregue por seu colega Raúl Castro em um ato solene na capital do país caribenho.

O ato de condecoração aconteceu após a assinatura do ata final da Comissão Intergovernamental onde os dois países acordaram o plano anual de colaboração para 2016, assim como um projeto integral conjunto para o enfrentamento dos vírus da zika, da dengue e da febre chicungunha.

Após ser condecorado por Raúl Castro, Maduro disse receber a distinção como "um compromisso de lealdade" aos heróis independentistas Simón Bolívar e José Martí, a Fidel Castro e Hugo Chávez e "às ideias gloriosas" para que os povos de Venezuela e Cuba sejam respeitados por todo o mundo.

Antes, o secretário do Conselho de Estado de Cuba, Homero Acosta, leu o decreto de concessão da Ordem, que enaltece a "coragem, a inteligência e a fé inquebrantável na vitória" com que o presidente da Venezuela enfrenta "incessantes ações desestabilizadoras e violentas da oposição, incluindo a brutal guerra econômica e midiática que tem apoio do exterior".

Acosta também acrescentou que o país sul-americano tem que lidar com "circunstâncias econômicas internacionais muito adversas e atos de ingerência em seus assuntos internos, como a arbitrária ordem executiva que classifica injustificadamente a Venezuela como uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional dos Estados Unidos".

"A indestrutível e excelente relação entre Venezuela e Cuba constitui um paradigma de vínculos fraternais, solidários e mutuamente benéficos entre duas nações indivisivelmente unidas por profundos laços de amizade, afeto e respeito mútuo", afirmou o governo cubano.

Nicolás Maduro visitou hoje Cuba, acompanhado de vários integrantes de seu governo, para fortalecer a aliança entre a Venezuela e a ilha, a apenas dois dias da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao país caribenho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos