Avião de Barack Obama aterrissa em Cuba

Havana, 20 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta tarde a Cuba, onde fará uma histórica visita para selar o processo de aproximação com a ilha.

O Air Force One, o avião presidencial americano onde Obama viaja acompanhado de sua esposa Michelle, suas filhas Malia e Sasha e sua sogra Marian Robinson, aterrissou no Aeroporto Internacional de Havana às 16h20 (horário local, 17h20 em Brasília)

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, recebeu a comitiva ao lado da diretora para a América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Josefina Vidal; o embaixador de Cuba nos Estados Unidos, José Ramón Cabañas, e o embaixador interino dos Estados Unidos em Cuba, Jeffrey DeLaurentis. A chuva marcou a chegada de Obama e sua família à ilha e o chanceler cubano presenteou à primeira-dama, as filhas do presidente e a sogra com buquês de rosas.

O presidente Obama dedicará sua primeira tarde a visitar Havana Velha com a família. Depois, irá à Catedral, localizada no centro histórico da cidade, e será recebido pelo cardeal Jaime Ortega.

A agenda oficial de Obama só começará amanhã, em um dia no qual o presidente dos Estados Unidos se reunirá com seu colega cubano, Raúl Castro, no Palácio da Revolução da capital cubana, após uma cerimônia de recepção. Está previsto que ao final, Obama e Raúl Castro façam uma breve coletiva de imprensa. Depois, Obama participará de um encontro com empresários americanos e empreendedores da ilha.

Na terça-feira, último dia da visita de Obama, ele fará uma conferência dirigida ao povo cubano no Gran Teatro de La Habana, que será transmitida ao vivo pela TV oficial da ilha. No mesmo dia, terá um encontro com representantes da sociedade civil independente, incluindo representantes da dissidência interna.

Obama e sua família se despedirão de Cuba na tarde de terça-feira, depois de assistir a uma partida de beisebol no Estadio Latinoamericano, em Havana.

Obama é o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar Cuba em 88 anos e o único que fez isso desde o triunfo da revolução castrista em 1959.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos