Benim elege novo presidente no segundo turno das eleições

Cotonou, 20 mar (EFE).- Benim elege neste domingo seu novo presidente em um segundo turno disputado entre o atual primeiro-ministro, Lionel Zinsou, e o empresário Patrice Talon, em uma jornada que transcorre, por enquanto, sem incidentes.

Mais de quatro milhões de benineses estão convocados a votar hoje nos cerca de 8.000 colégios eleitorais em todo o território deste país da África Ocidental, de cerca de oito milhões de habitantes.

Na véspera da eleição, o presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Emmanuel Tiando, pediu "responsabilidade" aos candidatos, e fez um apelo para que evitassem atitudes que "ponham em risco" a estabilidade da República e os grandes avanços" conseguidos nos últimos anos.

No mesmo tom, os reis tradicionais de Benim declararam sua "neutralidade" para que os cidadãos "possam escolher livremente seu candidato", uma mensagem repetida pela hierarquia da Igreja Católica, majoritária no país.

No primeiro turno, realizado no último dia 6 de março, Zinsou obteve 27% dos votos, seguido por Talon, com 23,5%.

Os colégios eleitorais fecham hoje às 16h (horário local, 12h de Brasília), quando começará a apuração da qual sairá o nome do substituto do presidente em fim de mandato, Boni Yayi, que não pode tentar a reeleição por ter esgotado o limite de dois mandatos fixados pela Constituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos