França suspeita que 23 jihadistas entraram na Grécia com os refugiados

Paris, 20 mar (EFE).- Os serviços secretos franceses elaboraram 23 fichas de possíveis jihadistas que entraram na Grécia com o fluxo de refugiados, como tinham feito alguns dos terroristas que atentaram em Paris em 13 de novembro, publicou neste domingo o jornal "Le Parisien".

O jornal francês afirmou que a Direção Geral da Segurança Interior (DGSI) elaborou essa lista de suspeitos no marco das verificações que os serviços secretos europeus estão realizando dos registros de entradas de refugiados da Grécia.

Seu trabalho se traduziu nas chamadas fichas S, de pessoas suscetíveis a atentar contra a segurança do Estado para poder vigiar dentro do espaço Schengen os movimentos dessas pessoas, potencialmente jihadistas do Estado Islâmico (EI).

Esse trabalho é consequência da constatação de que membros da rede que atentou em 13 de novembro -quando foram assassinadas em Paris 130 pessoas e várias centenas ficaram feridas- utilizaram essa via de entrada na Europa com documentos falsos.

Esse foi o caso de dois dos três terroristas que morreram ao ativar seus cinturões de explosivos nos limites do Stade de France, onde ocorria a partida amistosa entre França e Alemanha, e em cujo interior estava o presidente francês, François Hollande.

Segundo o semanário francês "L'Obs" também entrou assim na Europa o homem detido na sexta-feira em Bruxelas junto a Salah Abdeslam, que utilizou um falso passaporte sírio em nome de Monir Ahmed Allai.

As impressões digitais deste homem, que também utilizou uma carteira de identidade belga igualmente falsificada com nome de Amine Choukri, foram tomadas pela polícia grega em 20 de setembro durante sua chegada à ilha de Leros, uma rota utilizada por muitos imigrantes e refugiados para entrar de forma clandestina no espaço Schengen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos