Obama parte para sua histórica viagem a Cuba

Washington, 20 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, partiu neste domingo da Base Aérea de Andrews, perto de Washington, ao lado da família e uma pequena delegação política para sua histórica viagem de três dias a Cuba.

De acordo com a Casa Branca, o avião presidencial, o Air Force One, decolou às 13h32 (horário local, 14h32 em Brasília). A previsão é chegar a Havana em menos de três horas.

Junto a Obama e sua família viajam a líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, os senadores democratas Patrick Leahy e Dick Durbin e o republicano Jeff Flake. Uma delegação mais ampla de líderes políticos e empresariais viaja separadamente.

Acompanhado de sua esposa Michelle, suas filhas Sasha e Malia e sua sogra, Marian Robinson, Obama chegará esta tarde a Havana, para cumprir uma longa agenda de compromissos até terça-feira. Barack Obama é o primeiro presidente americano a pisar solo cubano em 88 anos. O objetivo da viagem é impulsionar a normalização das relações entre ambos os países anunciada em dezembro de 2014.

Ao chegar à capital cubana, ele irá imediatamente à embaixada americana, reaberta após o restabelecimento das relações diplomáticas em julho do ano passado, para se reunir com a equipe. Em seguida, Obama e Michele farão um passeio pela Havana Velha e visitarão a catedral, onde serão recebidos pelo cardeal Jaime Ortega.

A agenda oficial começa amanhã com uma visita ao monumento ao Memorial José Martí e uma reunião com o presidente cubano, Raúl Castro. O momento mais aguardado por muitos em Cuba será na terça-feira, quando ele fará um discurso, transmitido pela TV, no qual falará diretamente ao povo cubano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos