Barco que saiu da Líbia naufraga e 4 morrem

Trípoli, 21 mar (EFE).- Forças navais e serviços líbios da Guarda Costeira encontram este fim de semana os corpos de quatro mulheres durante o resgate de uma precária embarcação que afundou quando pretendia atravessar o Mar Mediterrâneo com 586 imigrantes irregulares a bordo, informou nesta segunda-feira a Marinha Líbia.

De acordo com um comunicado, outras 30 pessoas, a maioria imigrantes subsaarianos, estão desaparecidas. Entre os resgatados há 11 crianças e 60 mulheres, várias delas grávidas.

A nota destacou que entre quarta-feira e sábado foram resgatadas 1.130 pessoas que tentavam fugir em direção à Europa. Delas 129 foram resgatadas de uma embarcação na quarta-feira perto de Sabratha e 187 na manhã seguinte em dois botes, um dos quais se incendiou e deixou 43 pessoas feridas, 17 delas com gravidade.

Entre a noite de quinta-feira e sexta-feira foram interceptadas outras duas embarcações na mesma área, uma com 123 pessoas e outra com 117.

As praias do oeste da Líbia e do sudeste da Tunísia são os principais pontos de partida para meio milhão de pessoas que, segundo analistas da União Europeia e das Nações Unidas, esperam que as condições do mar melhorem nos próximos meses para tentar alcançar as costas da Europa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos