Cazaquistão recebe positivamente observações de missões internacionais

Astana, 21 mar (EFE).- O governo do Cazaquistão disse nesta segunda-feira que recebe positivamente a avaliação de 12 missões internacionais de observadores que supervisionaram as votações de domingo e se comprometeu a levar em conta as recomendações para futuras eleições.

O ministro de Relações Exteriores cazaque, Erlan Idrissov, afirmou hoje que o convite das missões de observação foram "um símbolo da constante determinação do Cazaquistão e seu empenho em assegurar que as eleições sejam livres e justas".

"Agradeço aos organismos eleitorais e governamentais pelo duro trabalho e a estreita cooperação", comentou.

Um dia após o partido do governo cazaque Nur Otan vencer por arrasadora maioria as eleições legislativas antecipadas, Idrissov afirmou que o Cazaquistão "é um país jovem" e disse saber que "as instituições políticas ainda estão se desenvolvendo".

"Os observadores eleitorais desempenham um importante papel de ajuda ao nosso progresso. Certamente, estudaremos cuidadosamente a avaliação e as recomendações dos observadores internacionais", disse.

O Cazaquistão convidou missões de observadores da Comunidade dos Estados Independentes, do Escritório para as Instituições Democráticas e Direitos Humanos da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE/ODIHR, sigla em inglês), da Assembleia Parlamentar da OSCE, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, da Organização de Cooperação de Xangai e de outras missões internacionais para avaliar as eleições parlamentares de domingo.

A OSCE anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira que o Cazaquistão apresentou progressos, mas que ainda não chega a alcançar os padrões eleitorais da OSCE. Idrissov disse que recebia de bom grado a avaliação da OSCE.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos