Obama diz acreditar que embargo sobre Cuba "vai terminar"

Havana, 21 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira em Havana estar convencido de que o embargo econômico que seu país mantém sobre Cuba há mais de 50 anos "vai terminar".

Em entrevista coletiva no Palácio da Revolução ao lado do presidente cubano, Raúl Castro, Obama declarou que o fato de que cerca de 40 legisladores, entre eles vários republicanos, o acompanharem nesta viagem a Cuba é uma mostra de que existe cada vez mais pressão dentro do Congresso dos EUA para pôr fim ao embargo.

Na avaliação de Obama, a política vigente há mais de 50 anos "não serviu aos interesses" dos Estados Unidos, nem de Cuba. O presidente lembrou que criou várias medidas executivas para relaxar as restrições do embargo, mas que a eliminação completa depende do Congresso, controlado atualmente pelos republicanos.

Obama também disse que seu governo continua avaliando aspectos técnicos do embargo para tentar flexibizá-lo ainda mais.

"O que fizemos em 50 anos não serviu nem para nossos interesses, nem aos cubanos. Seguimos fazendo algo que repetidamente não funcionou, por isso faz sentido tentar algo novo", afirmou Obama.

Em uma entrevista à emissora "CNN en Español" antes de sua viagem a Cuba, o presidente americano antecipou que o embargo será eliminado durante o governo de seu sucessor, seja ele um democrata ou um republicano.

"Não vemos Cuba como uma ameaça para os Estados Unidos" disse Obama na entrevista coletiva ao lado de Castro, após a longa reunião que ambos mantiveram no Palácio da Revolução.

Castro, por sua vez, destacou a disposição de seu governo a continuar avançando na normalização das relações dos EUA e reiterou que o embargo continua sendo o principal obstáculo para o desenvolvimento de Cuba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos