Obama diz que futuro de Cuba será decidido por cubanos, não pelos EUA

Havana, 21 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que o destino de Cuba será decidido somente pelos cubanos, e não por outros países.

"O futuro de Cuba têm que ser decidido pelos cubanos, e não por ninguém mais", declarou Obama em entrevista coletiva após uma reunião de mais de duas horas com o presidente do país caribenho, Raúl Castro.

No entanto, Obama advertiu que os Estados Unidos continuarão pressionando em favor da democracia em Cuba e do respeito a direitos como a liberdade de expressão, de assembleia e de culto religioso.

"Após cinco décadas de relação difícil, Cuba e Estados Unidos temos ainda sérias diferenças, como acontece com o tema dos direitos humanos e a democracia, assuntos sobre os quais tivemos conversas muito francas e sinceras", afirmou.

O presidente admitiu "carências" no exercício dos direitos humanos em seu país, apontadas por Raúl Castro em seu pronunciamento, e agradeceu ao líder cubano pelo que definiu como "diálogo construtivo" à medida em que os dois países avançam na "construção de uma nova relação".

"Acreditamos que, quando compartilhamos nossas mais profundas crenças e ideias a respeito, sobre a base do respeito mútuo, os dois países podemos aprender e melhorar a vida de nossos povos", ressaltou Obama.

Segundo o presidente americano, no encontro que tiveram na Cúpula das Américas no Panamá, em abril de 2015, Raúl Castro lhe garantiu que poderiam falar de "qualquer tema" e agora "todos os temas estão sobre a mesa".

"Parte de normalizar nossas relações significa poder discutir diretamente sobre nossas diferenças, e por isso estamos satisfeitos com o diálogo sobre direitos humanos que iniciamos no último ano", indicou Obama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos