Partido governamental vence eleições parlamentares do Cazaquistão

Astana, 21 mar (EFE).- O partido no governo no Cazaquistão, Nur Otan, venceu as eleições legislativas realizadas ontem com 82,15% dos votos, segundo os resultados oficiais anunciados nesta segunda-feira pela Comissão Eleitoral Central (CEC) deste país centro-asiático.

A segunda legenda mais votada foi o Partido Democrático Ak Zhol, com 7,18% dos votos, e na terceira posição ficou o Partido Comunista do Povo do Cazaquistão, com 7,14%, de acordo com dados da CEC.

Já oPartido Social-Democrata Auyl conseguiu 2% dos sufrágios, seguido pelo partido Birlik (Unidade), com 0,29%, e pelo Partido Social-Democrata Nacional, com 0,18%.

No domingo estavam em jogo 98 cadeiras das 107 que compõem a câmara baixa do parlamento (Majilis). Os nove assentos restantes estão reservados para a Assembleia do Povo do Cazaquistão, um organismo constitucional formado por representantes dos grupos étnicos das nação.

O Nur Otan, partido do presidente Nursultan Nazarbayev, contava com 83 cadeiras até agora e com os resultados das votações de ontem mantém sua arrasadora maioria parlamentar.

Estas eleições foram antecipadas devido à complicada situação econômica que atravessa o país.

Cerca de 10 milhões de pessoas estavam convocadas a votar no pleito do Cazaquistão, que conta com 17 milhões de habitantes distribuídos ao longo do nono maior país do mundo em extensão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos