Polícia procura três membros do EI que planejam atentados na Turquia

Ancara, 21 mar (EFE).- A polícia turca procura três supostos membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) que poderiam estar planejando atentados em locais movimentados, especialmente em Istambul, informou nesta segunda-feira o jornal "Hürriyet"

As unidades antiterroristas e de inteligência receberam informação dos procurados e a polícia compartilhou suas imagens para que os cidadãos colaborem em localizá-los.

Os procurados são Haci Ali Durmaz, conhecido como "Mervan"; Savas Yildiz, conhecido como "Ebu Cihat"; e Yunus Durmaz, que utilizou três nomes chave: "Abdüllatif Efe", "Sari Yunus" e "Muhammed Ali".

Yildiz já era procurado por ataques com bombas contra os escritórios da formação pró-curda de esquerda Partido Democrático dos Povos (HDP) nas cidades de Adana e Mersin em maio de 2015.

Em uma das fotos divulgadas pela polícia é possível ver como uma manifestante com uma bandeira do HDP, o que indica que já no passado pôde ter se infiltrado em manifestações desta formação.

A Turquia está em estado de alerta e as medidas de segurança foram adotadas pelos últimos quatro atentados suicidas cometidos neste ano em Istambul e Ancara, e que deixaram mais de 80 mortos.

O último atentado suicida causou no sábado a morte de quatro pessoas, três israelenses e um iraniano, que faziam parte de um grupo de turistas que visitavam a metrópole do Bósforo.

O ministro do Interior, Efkan Asa, apontou ontem que o suicida que cometeu esse atentado tinha vínculos com o EI.

Além de dois atentados do EI contra grupos de turistas, outros dois ataques suicidas com carro-bomba cometidos neste ano foram assumidos pelos Falcões da Liberdade de Curdistão (TAK), um facção radical que é considerada parte do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Em um primeiro momento, vários veículos de imprensa turcos filtravam dados policiais segundo os quais o agressor poderia ser Savas Yildiz, um dos procurados, embora as provas de DNA apontaram mais tarde para outro membro do EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos