Presidente do Cazaquistão comemora vitória de seu partido em legislativas

Astana, 21 mar (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Narzarbayev, comemorou nesta segunda-feira a vitória de seu partido, Nur Otan, nas eleições legislativas antecipadas realizadas no domingo.

"O índice de participação nas eleições superou os 77%; é um recorde. Mostramos para o mundo inteiro uma votação aberta em um entorno competitivo com a participação de observadores de 60 países e de meios de comunicação internacionais", disse Nazarbayev em Astana, a capital cazaque.

"Agradeço a todos os cidadãos do Cazaquistão por seu apoio. Isto demonstra que estamos unidos e que podemos superar qualquer dificuldade para fazer do Cazaquistão um país próspero", disse o presidente.

O presidente do Cazaquistão se dirigiu à população destacando que sua "incumbência para a próxima geração é manter a unidade e a solidariedade de nosso povo. Assim, a próxima geração será suficientemente forte para vencer todas as dificuldades".

Nazarbayev, quem ganhou as presidenciais antecipadas em abril do ano passado, convocou as eleições deste domingo em janeiro, após a dissolução da câmara baixa do parlamento (Majilis).

A Comissão Eleitoral Central do Cazaquistão anunciou hoje que o partido Nur Otan teve mais de 82% dos votos, e o Partido Democrático do Cazaquistão, Ak Zhol, conquistou 7,8% dos votos, e o Partido Comunista do Povo, 7,14 %.

Segundo a comissão, entre os três partidos minoritários, o social-democrata Auyl reuniu 2% dos voto, o Partido Social-Democrata Nacional 0,18%, e o Birlik (Unidade), 0,29% do total.

A cláusula de barreira no Cazaquistão prevê que os partidos políticos que não alcançarem no mínimo 7% dos votos não tem direito a assento na câmara.

Estavam em jogo 98 das 107 cadeiras que constituem a câmara baixa do parlamento. Os nove assentos restantes são reservados à Assembleia do Povo do Cazaquistão, um organismo constitucional formado por representantes de mais de 100 grupos étnicos da nação. EFE

jrh/cd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos