EUA alertam para risco de viajar à Europa após atentados de Bruxelas

Washington, 22 mar (EFE).- O governo dos Estados Unidos alertou seus cidadãos nesta terça-feira dos "riscos potenciais" de viajar à Europa, após os atentados realizados contra o metrô e o principal aeroporto de Bruxelas, que deixaram pelo menos 34 mortos e 200 feridos.

"Os grupos terroristas continuam planejando ataques a curto prazo em toda Europa, dirigidos a eventos esportivos, locais turísticos, restaurantes e serviços transporte", afirmou o Departamento de Estado dos EUA em comunicado.

O governo americano, que insta os cidadãos dos EUA a "exercer a vigilância quando estejam em locais públicos ou usando o transporte de massa", ressaltou que esse alerta de viagem vence no próximo dia 20 de junho sem dar explicações sobre a escolha dessa data.

O Departamento de Estado lembra ainda que "os governos europeus continuam protegendo contra ataques terroristas e efetuando operações para abortar conspirações".

"Trabalhamos estreitamente com nossos aliados e seguiremos compartilhando informação com nossos parceiros europeus que ajudará a identificar e impedir ameaças terroristas", acrescentou a nota.

As autoridades dos Estados Unidos reforçaram hoje a segurança em seus principais aeroportos e metrôs após os atentados cometidos na Bélgica.

Os ataques terroristas atingiram o aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, e a estação de metrô de Maalbeek, localizada no centro da capital belga.

Em Cuba, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu hoje à comunidade internacional que permaneça "unida" contra o terrorismo, ao condenar os atentados na Bélgica e prometer que seu país fará "o necessário" para levar os responsáveis à Justiça.

O grupo Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do massacre, segundo anunciou a agência de notícias "Amaq", vinculada a esta organização jihadista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos