Holanda aumenta segurança em aeroportos após "atentado covarde" em Bruxelas

Bruxelas, 22 mar (EFE).- A Holanda aumentou a segurança em seus aeroportos após os atentados de Bruxelas e reforçará os controles nas fronteiras do sul do país, informou o responsável pela luta contra o terrorismo da Holanda, Dick Schoof.

"As medidas de segurança que são necessárias estão sendo tomadas", disse Schoof, embora o governo não tenha elevado o nível de ameaça terrorista, segundo o jornal "Volksrant".

Todos os trens e voos ao aeroporto de Bruxelas foram cancelados. O trafico aéreo para Bruxelas está sendo redirigido ao aeroporto de Schiphol, em Amsterdam.

A polícia está patrulhando as estações de trem em Amsterdam, Roterdam, Haia e Utrecht.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, indicou que a Holanda está preparada para apoiar a Bélgica como for necessário após este "atentado covarde", que deixou pelo menos 21 mortos e 35 feridos no aeroporto de Zaventem e em uma estação de metrô em Bruxelas.

"É um assassinato premeditado. É um ataque a nossa segurança, ao nosso modo de vida. Bruxelas foi golpeada no coração, a Bélgica foi golpeada no coração. A Europa foi golpeada no coração", afirmou Rutte à imprensa em seu gabinete.

"Protegeremos a Holanda o melhor possível. É incrivelmente triste que tantas pessoas inocentes tenham perdido sua vida e que haja tantos feridos. Todas nossos soldados estão preparados para tomar medidas adicionais. Neste momento não há nenhuma evidência de que isto possa acontecer na Holanda", afirmou Rutte.

O rei Willem-Alexander disse que transmitiu suas condolências ao rei Felipe, da Bélgica.

"A Holanda está com as pessoas atingidas e com os moradores de Bruxelas, que agora vivem com incerteza e medo", indicou.

"A Europa está sendo de novo posta à prova. O que é necessário é que mostremos nossa força coletiva e mantenhamos altos os valores de liberdade e solidariedade", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos