Nova fase da operação Lava Jato tem grupo Odebrecht como alvo

Rio de Janeiro, 22 mar (EFE).- A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira a 26ª fase da operação Lava Jato, batizada como "Xepa" e que tem como alvo o grupo Odebrecht, informaram fontes oficiais.

A etapa de hoje mobilizou 380 agentes para cumprir 110 ordens judiciais, em sua maioria de busca e apreensão, no Distrito Federal e em oito estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Segundo um comunicado oficial, a nova fase investiga uma suposta rede paralela que a Odebrecht teria para pagar "vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas".

Material encontrado na 23ª fase da Lava Jato indicaria que os recursos movidos nessas contas eram entregues a "a terceiros indicados por altos executivos do grupo Odebrecht, nas mais variadas áreas de atuação do conglomerado empresarial", segundo o comunicado da PF.

"Há indícios concretos de que o Grupo Odebrecht se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de tais recursos", acrescenta a nota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos