Obama diz que reconcialiação entre cubanos é importante para o futuro do país

Havana, 22 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira em Havana que o reatamento de laços entre a população de Cuba, é um passo importante para o futuro do país, que ele visita desde domingo.

"Essa reconciliação do povo cubano, entre filhos e netos da Revolução, filhos e netos de exilados, é fundamental para o futuro", garantiu Obama, em discurso realizado no Grande Teatro de Havana.

O presidente americano lembrou que todos os cidadãos do país que se exilaram, "amam Cuba", e que lembram com dor e sofrimento do momento da partida, que se tornou uma separação.

"Para a comunidade cubano-americana, que conheço e que respeito, isso não é somente um assunto sobre política, é um tema de família", afirmou.

O discurso foi transmitido ao vivo nas emissoras de televisão e rádio do país, mantidas pelo governo, e nele, Obama lembrou da importância dos exilados no processo de reaproximação entre os EUA e Cuba.

"Deixando de lado todo o debate político, os cubanos são cubanos. Vim até aqui, viajei uma grande distância em uma ponte construída por cubanos que estão nos dois lados do estreito da Flórida", disse o presidente americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos