Refugiado ateia fogo em si mesmo no acampamento de Idomeni, na Grécia

Atenas, 22 mar (EFE).- Um refugiado ateou fogo em si mesmo no campo de refugiados de Idomeni nesta terça-feira, confirmou à Agência Efe uma fonte da Polícia da Macedônia, e foi salvo por seus colegas de acampamento.

Em um vídeo divulgado pelas redes sociais é possível ver como um grupo de homens o transportam envolvido em uma manta até uma ambulância.

A imolação aconteceu no meio do protesto de um grupo de 50 migrantes e refugiados que desde ontem mantêm ocupadas as ferrovias para exigir a abertura das fronteiras.

Segundo os jornalistas presentes no acampamento, os refugiados dizem estar determinados a continuar ocupando a linha férrea até alcançarem seu objetivo.

Após o incidente de hoje, muitos se reuniram onde aconteceu o incidente e se uniram ao protesto, relataram testemunhas nas redes sociais.

Nas últimas semanas os protestos de refugiados e migrantes se multiplicaram, não só em Idomeni, mas também no porto do Pireo, onde cerca de cinco mil pessoas se amontoam nos pavilhões habilitados como centros de amparo e em barracas.

Até a fronteira com a Macedônia ser definitivamente fechada também para sírios e iraquianos, eram sobretudo afegãos que protagonizavam este tipo de protesto.

O número total de migrantes e refugiados distribuídos por toda Grécia chegou hoje a mais de 52 mil, sendo o acampamento fronteiriço de Idomeni o que mais pessoas abriga, 13.250.

ih-yc/cd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos