Reunião de Obama e Raúl Castro em Havana monopoliza capas de imprensa cubana

Havana, 22 mar (EFE).- A histórica reunião dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, em Havana ontem monopolizou nesta terça-feira as capas da imprensa oficial cubana, que reproduziram integralmente as declarações deles aos meios de comunicação, incluídas as respostas de Castro sobre os presos políticos.

"Raúl recebe o presidente dos Estados Unidos da América" é a manchete do "Granma", jornal oficial do Partido Comunista de Cuba (PCC), como do "Juventud Rebelde", os principais periódicos do país, acompanhado de uma foto dos presidentes no Palácio da Revolução.

O "Granma" também publicou na capa manchetes com as declarações deles sobre o embargo contra a ilha: "Raúl: Muito mais poderia ser feito se o bloqueio dos Estados Unidos fosse levantado" e "Obama: Sigo pedindo ao Congresso que levante o embargo comercial".

No caso do "Juventud Rebelde", a outra manchete é "Cuba-EUA. Encurtadas as milhas de distanciamento".

Estes jornais reproduziram os discursos, na íntegra, de Castro e Obama ao término da reunião, e parte das perguntas dos jornalistas durante a entrevista coletiva.

Um jornalista de um veículo americano perguntou a Raúl Castro sobre os prisioneiros políticos, e o presidente cubano o desafiou: "Dê-me a lista atual dos presos políticos para soltá-los".

A visita de Obama à Cuba e sua reunião com Raúl ocupou grandes espaços nos meios de comunicação, que também destacaram a partida amistosa de beisebol hoje entre a seleção cubana e o time americano da Flórida, Tampa Bay Rays.

Em seu último dia em Cuba, o presidente dos Estados Unidos fará um discurso ao povo cubano no Grande Teatro de Havana, que será retransmitido ao vivo pela televisão estatal; ele também terá uma reunião com dissidentes e assistirá à partida de beisebol antes de partir para a Argentina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos