Solução para conflito sírio permitirá foco mundial na luta antiterrorismo

Genebra, 22 mar (EFE).- O mediador da ONU nas negociações de paz da Síria, Staffan de Mistura, disse nesta terça-feira que a solução política do conflito no país permitirá que a comunidade internacional se concentre na luta contra o terrorismo, que fez Bruxelas de alvo hoje após uma série de atentados.

"A tragédia em Bruxelas se transforma em um elemento adicional para nos lembrar que não há tempo a perder. Se tudo começou em uma parte do Iraque e agora na Síria, a melhor forma para combater o terrorismo é encontrar uma solução para a Síria, baseada em uma transição política", afirmou De Mistura.

Delegações do governo e da oposição síria participam há dez dias, em Genebra, de um diálogo de paz sob mediação da ONU.

De Mistura lembrou que as organizações terroristas que operam na Síria são a Frente al Nusra, filial local da Al Qaeda, e o Estado Islâmico (EI), que assumiu a autoria dos ataques em Bruxelas.

Em entrevista, De Mistura mostrou certo otimismo sobre a evolução das negociações, postura que é colocada em dúvida devido às acusações mútuas trocadas pelas partes nos últimos dias.

"A atmosfera mudou, inclusive por parte do governo. Ninguém abandonou as negociações. Vi algum nível de respeito mútuo e de compreensão ao fato que eu tenho que escutar a posição de todos de forma igual", disse o mediador da ONU.

Apesar de as duas delegações ainda não terem se reunido - os encontros ocorrem de forma separada com De Mistura -, o enviado especial da ONU afirmou que todos têm interesses no fim das hostilidades porque isso beneficia toda a população do país.

"Estamos em outra fase, na qual é preciso mostrar que se procura seriamente uma transição política", disse o mediador, minimizando o fato das declarações públicas serem tão agressivas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos