Bernie Sanders ganha caucus democrata de Idaho

Washington, 23 mar (EFE).- O senador por Vermont Bernie Sanders bateu sua rival na disputa pela candidatura à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, Hillary Clinton, no caucus (assembleias populares) do estado de Idaho, realizado nesta terça-feira, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa americanos.

Assim, Sanders cumpriu com as expectativas e somou sua segunda vitória da noite, num estado do noroeste do país com 23 delegados em jogo, enquanto a ex-secretária de Estado saiu vencedora no Arizona, o grande prêmio desta terça para os democratas, levando a maioria dos 75 delegados em disputa.

Com a maior parte dos delegados de Idaho, o senador segue apostando forte nos estados do norte do país, depois que a vitória em Michigan lhe deu esperanças na batalha pelos delegados em que, por enquanto, Hillary Clinton tem ampla vantagem.

Até agora, a ex-primeira-dama acumula 1.163 delegados obtidos em voto popular e 467 "superdelegados", funcionários eleitos que votam na Convenção Nacional do Partido Democrata, que acontece em julho, enquanto Sanders tem 844 delegados no voto popular e 26 "superdelegados".

Com sua atenção focada no Arizona, Hillary não fez campanha recentemente em Idaho, um tradicional reduto republicano com grande população mórmon. Sanders, por sua vez, fez um grande comício nesta segunda-feira com a presença de mais de 7 mil pessoas.

Além desses dois estados, os democratas realizaram hoje caucus em Utah, onde Sanders também ganhou e ficará com a maioria dos 33 delegados em disputa.

Os caucuses de Idaho e Utah e a primária do Arizona registraram alta participação, algo incomum, o que gerou longas filas para os que votavam e atrasou os resultados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos