Delegação do governo sírio analisa documento de rodada de negociações de paz

Genebra, 23 mar (EFE).- A delegação enviada pelo governo sírio para a negociação de paz com a oposição informou nesta quarta-feira que recebeu do mediador da ONU um documento e que retornará a Damasco para preparar sua resposta, e que com isto considera que sua participação nesta rodada de consultas terminou.

"Recebemos do mediador, Staffan de Mistura, um documento que analisaremos cuidadosamente e prepararemos nossa posição para apresentá-la, Com a ajuda de deus, no início da próxima rodada", disse o chefe da delegação, Bashar Jaafari.

O negociador não detalhou a natureza do documento, mas deu a entender que com a reunião desta manhã dava por encerrada sua participação nesta segunda rodada de negociações.

Fontes próximas à negociação explicaram à Agência Efe que o documento em questão se refere às respostas da delegação da oposição a uma série de questões que, no início desta rodada de consultas, foram colocadas pelo governo sob o título de "princípios fundamentais para uma transição política na Síria".

A intenção expressada pela delegação governamental era de saber de que como a oposição concebe temas como a salvaguarda da soberania e a independência da Síria, a luta contra o terrorismo e a questão das Colinas de Golã, sob ocupação israelense.

Em um pronunciamento à imprensa, Jafaari criticou a delegação opositora por não ter apresentado um documento relevante para avançar nestas consultas diplomáticas.

"Nossa delegação foi a primeira, e de fato a única, que entregou um documento de trabalho no contexto destas conversas indiretas", declarou o chefe da delegação.

Esta afirmação, no entanto, contradiz o que disse Mistura nos últimos dias. Ele elogiou o nível de "detalhe e profundidade" dos documentos que recebeu da oposição durante estas consultas, que estão hoje no nono dia.

O mediador antecipou que a atual rodada termina amanhã, quinta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos