Macri destaca "liderança" de Obama e pede reforço do comércio bilateral

Buenos Aires, 23 mar (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, destacou nesta terça-feira a "liderança inspiradora" de Barack Obama após a chegada do presidente dos Estados Unidos ao país sul-americano e a reunião que ambos tiveram na Casa Rosada.

"O senhor emergiu propondo grandes mudanças e mostrou que era possível", disse Macri na entrevista coletiva que ambos concederam no Salão Branco da sede do governo argentino.

Como parte da delegação americana que foi a Buenos Aires estavam a secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson, e a assessora de segurança nacional de Obama, Susan Rice, enquanto pelo lado argentino participaram o chefe de Gabinete argentino, Marcos Peña, e a chanceler Susana Malcorra, entre outros.

"Em nossos países compartilhamos valores profundos: o respeito aos direitos humanos, às liberdades individuais, à democracia, à justiça e à paz", declarou Macri.

Para o chefe de Estado argentino, a visita de Obama é interpretada como "um gesto de afeto, de amizade, em um momento no qual a Argentina empreende um novo horizonte, uma nova mudança".

Além disso, ele disse que considera que a Argentina tem "muito para oferecer" e pediu o aprofundamento do comércio e dos investimentos de empresas americanas em seu país.

Já Obama destacou a aproximação construtiva do governo argentino para solucionar o conflito com os credores que reivindicam ao país sul-americano o recebimento de bônus da dívida argentina que estão em moratória desde 2001.

Para Obama, o diálogo com os detentores de bônus "abre a possibilidade de uma resolução", um tema que permitiria à Argentina "estabilizar" sua relação com os mercados financeiros internacionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos