Ted Cruz vence caucus republicano de Utah

Washington, 23 mar (EFE).- O senador pelo Texas Ted Cruz venceu nesta terça-feira o caucus (assembleias populares) republicano do estado de Utah, no oeste dos Estados Unidos, que faz parte do processo de primárias do partido para escolher o candidato à presidência do país, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa americanos.

Cruz venceu com ampla margem, alcançando 70% dos votos com mais de 25% de apuração concluída, por isso tem grande probabilidade de levar todos os 40 delegados em jogo no estado, o que ocorre quando um pré-candidato consegue mais da metade dos votos.

O magnata Donald Trump lidera a corrida republicana em nível nacional, mas não obteve sucesso em Utah por sua alta rejeição entre o eleitorado da comunidade mórmon, que, de acordo com as pesquisas de opinião, considera seu estilo ofensivo e distante dos valores que praticam.

Além de Utah, os republicanos também tiveram prévia no Arizona, onde Trump venceu com larga vantagem sobre Cruz e o outro conservador em disputa, John Kasich, enquanto os democratas realizaram primária no Arizona (vitória de Hillary Clinton), e caucuses em Utah e Idaho (onde ganhou o senador Bernie Sanders).

Após a jornada de hoje, os republicanos não voltarão às urnas até o dia 5 de abril, quando acontece a primária de Wisconsin, em que estarão em jogo 42 delegados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos