Trump supera Cruz e Kasich em primária republicana do Arizona

Washington, 22 mar (EFE).- O magnata Donald Trump foi o vencedor nesta terça-feira nas eleições primárias do Partido Republicano para escolher o candidato à presidência dos Estados Unidos realizadas no estado do Arizona, no oeste do país, superando seus rivais, Ted Cruz e John Kasich, segundo as projeções dos principais meios de comunicação americanos.

Trump, que era apontado pelas pesquisas como favorito, ficará assim com os 58 delegados que estavam em jogo nesse estado, dos 1.237 necessários para obter a candidatura presidencial.

O Arizona é um dos poucos estados que, no caso dos republicanos, concede 100% de seus delegados ao ganhador das eleições primárias, mesmo que este vença com uma margem estreita, por isso uma vitória nesse estado é crucial para que o magnata se mantenha com chances de conseguir os 1.237 delegados necessários à indicação.

Trump obteve em janeiro o apoio público de Joe Arpaio, o polêmico xerife do Condado de Maricopa, o mais populoso do Arizona, conhecido em todo o país por seu rigor com os imigrantes ilegais, que se mantém no cargo desde 1993 e se autodenomina "o xerife mais durão dos Estados Unidos".

Além do Arizona, os republicanos votam hoje no estado de Utah, também no oeste do país, onde estão em jogo 40 delegados, enquanto os democratas realizam prévias em Arizona (onde venceu a ex-secretária de Estado Hillary Clinton), Idaho e Utah.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos