Turquia detém 13 possíveis terroristas do Estado Islâmico

Ancara, 23 mar (EFE).- As forças de segurança turcas detiveram nas últimas horas 13 possíveis terroristas do autoproclamado Estado Islâmico (EI), quatro deles prováveis suicidas, informou nesta quarta-feira o jornal "Hürriyet".

Ao todo, três dos jihadistas - um turco, um iraquiano e um sírio - foram detidos em Istambul e, segundo a publicação, seu objetivo poderia ser atentar contra interesses alemães na cidade. As representações diplomáticas, centros culturais e escolas alemãs ficaram fechados na semana passada ao receber a informação dos serviços secretos sobre o planejamento de um possível ataque.

As forças de segurança turcas, em cooperação com os serviços de inteligência alemães e de seu país, realizaram várias operações e esses três detidos teriam conexão com ditas ameaças, segundo "Hürriyet". Os três supostos terroristas serão interrogados pelas forças de segurança em Istambul.

Por sua vez, o Exército turco deteve na fronteira síria os outros dez supostos membros do EI, um deles com um cinto de bombas preparado para explodir, informam os meio de comunicação. Eles foram presos ontem na província de Gaziantep ao tentar entrar ilegalmente em solo turco, informou o escritório do governador. Dois dos detidos ficaram feridos em um tiroteio com soldados turcos.

As detenções se produzem depois que no sábado passado um atentado suicida atribuído pelas autoridades ao EI matou quatro turistas - três israelenses e um iraniano - no centro de Istambul. A Polícia lançou uma operação para localizar três cidadãos turcos que teriam recebido a ordem do EI para realizar os ataques em lugares públicos movimentados, especialmente em Istambul. As autoridades divulgaram imagens dos procurados e pediram à cooperação da população.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos