Mulheres são mais religiosas do que os homens, diz estudo

Washington, 24 mar (EFE).- As mulheres são, em geral, mais religiosas do que os homens na maioria dos países de todos os continentes, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira pelo centro de estudos Pew, com sede em Washington.

Enquanto 83,4% das mulheres de todo o mundo se identifica com uma fé, no caso dos homens a proporção é de 79,9%, com base nos dados da pesquisa.

A diferença de 3,5 pontos percentuais indica que aproximadamente há 97 milhões de mulheres a mais do que homens que se consideram como pessoas religiosas, diz o estudo, que se baseia em censos e pesquisas de 192 países e territórios compilados no ano de 2010.

Os entrevistados foram perguntados sobre a participação em serviços religiosos semanais, preces diárias, importância da religião em suas vidas, crença no paraíso, no inferno e nos anjos.

Na religião cristã, as mulheres se mostraram mais religiosas que os homens em todos os sentidos, especialmente nas preces diárias, onde superam os homens em 10%.

Por outro lado, no Islã, enquanto 70% dos homens vai à mesquita pelo menos uma vez por semana, no caso das mulheres a proporção é de 42%.

Em todos os demais pontos analisados, as muçulmanas se mostraram mais praticantes e crentes que os homens.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos