Pesquisa aponta que 66% dos americanos não confiam no processo eleitoral

Washington, 25 mar (EFE).- De acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 66% dos cidadãos americanos acham que o processo de eleições presidenciais dos Estados Unidos não funciona adequadamente.

"Cerca de 30% dos americanos dizem que o processo de eleição presidencial está funcionando como deveria", um número menor que os 37% registrados em uma pesquisa similar realizada em janeiro deste ano.

Segundo o estudo, a diminuição se deve principalmente ao aumento do ceticismo sobre o funcionamento do processo entre os eleitores republicanos, que registram a maior queda de confiança no sistema.

A porcentagem de republicanos e independentes de tendência republicana que dizem que o processo eleitoral funciona corretamente caiu de 46% para 30% desde janeiro, enquanto os democratas inscritos e aqueles que se mostram a favor do partido se mantêm respeito na mesma proporção dos dados obtidos há dois meses.

No entanto, este descenso equiparou a confiança entre os eleitores de ambos os partidos, já que apenas 32% dos democratas consideram que o processo eleitoral é efetivo.

Desde janeiro, o número de pré-candidatos presidenciais republicanos caiu consideravelmente, até sobrarem três, o magnata Donald Trump, o senador pelo Texas Ted Cruz e o Governador de Ohio John Kasich.

Do lado democrata, Hillary Clinton e Bernie Sanders se mantiveram como os dois principais pré-candidatos durante quase todo o ciclo eleitoral.

A análise adverte que o ceticismo crescente dos republicanos "pode estar relacionado a Trump e ao aumento das chances de ele ganhe a indicação de seu partido".

"Trump é o candidato republicano menos popular entre os membros de seu próprio partido desde 1996, e tem muitíssimo menos apoio que Hillary Clinton entre os democratas", aponta a pesquisa.

Os resultados da pesquisa se baseiam em entrevistas por telefone realizadas nos dias 16 e 17 de março com 1.012 maiores de 18 anos que vivem nos 50 estados dos Estados Unidos e no Distrito de Columbia. A margem de erro é de 4% par cima ou para baixo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos