Abdeslam e Belkaid se deslocaram de táxi entre esconderijos de Bruxelas

Bruxelas, 27 mar (EFE).- O suposto cérebro dos atentados franceses de 13 de novembro, Salah Abdeslam, e Mohammed Belkaid, outro líder do grupo, se deslocaram de táxi por Bruxelas de um esconderijo ao outro, segundo o interrogatório do primeiro, divulgado pela rede de televisão "RTL".

Abdeslam foi detido no dia 18 no bairro de Molenbeek, enquanto Belkaid foi morto três dias antes em uma operação policial no distrito bruxelense de Forest.

Depois da revelação dos fragmentos de seu primeiro interrogatório - nos quais disse que seu irmão Ibrahim, um dos suicidas dos atentados, o entregava o dinheiro para a logística - agora se sabe que Salah Abdeslam também mencionou Belkaid várias vezes.

"Me escondi em seu apartamento porque não tinha outro lugar para onde ir. No dia 14 de novembro de 2015, a minha volta à Bélgica, sabia que ele se encontrava em Schaerbeek. Então me escondi em Schaerbeek com ele. Depois ele me disse que tinha outro esconderijo em Forest e fui com ele. Fomos de Schaerbeek a Forest de táxi", explicou Abdeslam aos interrogadores, segundo a "RTL".

O suposto cérebro dos atentados acrescentou que as armas estavam com Abdel (Mohammed Belkaid) em Forest e que desconhecia a procedência delas.

"Ele levou as armas de Schaerbeek a Forest. Fomos de Schaerbeek a Forest em táxi, e foi Abdel que chamou o táxi", disse Abdeslam.

Essa não é a primeira vez que a rede jihadista de Paris e Bruxelas se desloca de táxi por Bruxelas sem ser detectada. Os três homens que atentaram no aeroporto de Zaventem na terça-feira, dois dos quais se suicidaram com explosivos, pediram um táxi para ir ao terminal.

Os terroristas pediram um carro grande para colocar cinco malas carregadas de explosivos em seu interior, mas a central se equivocou e enviou um veículo menor, no qual só cabiam três.

O taxista reconheceu posteriormente os três homens pelas imagens divulgadas pelas autoridades belgas e levou a polícia à sua casa, que foi inspecionada.

Os três homens são Ibrahim El Bakraoui, Najim Laachraoui, e, segundo a imprensa belga e o taxista, Fayçal Cheffou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos