Sobe para 72 o número de mortos em atentado no Paquistão

Da EFE

O número de mortos no atentado suicida em um parque da cidade de Lahore, no Paquistão, aumentou nesta segunda-feira para 72, entre eles 18 mulheres e 17 crianças, enquanto o número de feridos subiu para 359, 20 deles em situação crítica.

"O número total de mortos é de 72 e o de feridos 359. O alto número de vítimas se deve porque a explosão ocorreu quando o parque estava cheio de famílias", disse à Agência Efe o porta-voz policial de Lahore, Qaiser Abbas.

Abbas acrescentou que entre os mortos havia dez cristãos, que eram o alvo do ataque, segundo o grupo insurgente Jamaat ul Ahrar, que reivindicou a autoria do atentado.

Entre os 359 feridos, 49 deles são cristãos, segundo essa mesma fonte.

Um porta-voz do governo local, Tariq Zaman, disse à Efe que 20 dos feridos se encontram em estado crítico e que está previsto que hoje sejam realizados os funerais de algumas das vítimas.

O porta-voz policial afirmou que o suspeito de cometer o atentado suicida é um jovem do sul da província de Punjab, no leste do país e da qual Lahore é a capital, que tinha estudado durante anos em uma madraça, uma escola religiosa islâmica.

Seu documento de identidade foi encontrado queimado no local do atentado.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, viajou na manhã desta segunda-feira para Lahore, onde se encontra reunido com as autoridades da cidade.

O atentado ocorreu ontem pela tarde no parque Gulshan Iqbal, nos arredores de uma área de recreação infantil, onde várias famílias passavam o dia.

O grupo Jamaat ul Ahrar, que assumiu a autoria do atentado, foi formado após a cisão do principal grupo insurgente do Paquistão, o Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP).

"Reivindicamos a responsabilidade pelo ataque contra os cristãos que celebravam a Páscoa", disse o porta-voz do grupo islamita Ehansullah Ehsan ao jornal paquistanês "The Express Tribune".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos