Vulcão no Alasca entra em erupção e lança cinzas a mais de 6 mil metros

Washington, 28 mar (EFE).- O vulcão Pavlof, localizado nas ilhas Aleutas, no Alasca (EUA), entrou em erupção com o lançamento de cinzas a mais de 6.000 metros de altura, informou nesta segunda-feira o Serviço Geológico americano (USGS).

A erupção do vulcão Pavlof, situado a mil quilômetros de Anchorage, a maior população do Alasca, aconteceu no domingo às 16h18 local (21h18, em Brasília) e é a primeira registrada em três anos.

As autoridades elevaram o nível de alerta por esse vulcão de normal a vermelho e emitiram um aviso à aviação para que aumente as medidas de precaução na zona do Pavlof.

O USGS indicou que a erupção do vulcão Pavlof aconteceu abruptamente, sem que houvesse uma atividade prévia que o antecipasse, e foi acompanhada por tremores de terra que se mantiveram com certa continuidade.

O piloto de um avião confirmou que a nuvem de cinzas expulsas pelo vulcão alcançou os 20 mil pés de altura (cerca de 6.100 metros) e se desloca pelo vento rumo ao norte.

O Pavlof, de 2.518 metros de altura e 7 quilômetros de diâmetro em sua base, é formado por sucessivas camadas de lava endurecida, que está coberto por neve e gelo permanentemente.

Com mais de 40 eruções históricas, o Pavlof é um dos vulcões mais ativos do chamado arco das Aleutas, com emissões de cinzas que alcançaram mais de 12 quilômetros de altura, mas a população mais próxima, Cold Bay, se encontra cerca de 60 quilômetros de distância, segundo o USGS.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos