América Latina está "livre" de urânio altamente enriquecido, segundo EUA

Washington, 1 abr (EFE).- Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira que a América Latina e o Caribe já são uma região "livre" de urânio altamente enriquecido, depois que a Argentina eliminou os quatro quilogramas deste material que lhe restava.

Na 4ª Cúpula de Segurança Nuclear realizada em Washington, a Argentina confirmou que eliminou com sucesso esse remanescente de urânio altamente enriquecido, segundo informou a Casa Branca em comunicado.

"Havendo completado o projeto de eliminação, a Argentina e a região inteira da América Latina e do Caribe é considerada agora livre de urânio altamente enriquecido, ou seja, nenhum país tem mais de um quilograma", detalhou a nota.

O Departamento de Energia americano e a Comissão Nacional da Energia Atômica da Argentina cooperaram para eliminar esse material no país sul-americano.

A Casa Branca destacou que ambas nações colaboram há anos neste sentido, em um trabalho que teve como resultado a eliminação de um total de 40 quilogramas de urânio altamente enriquecido.

Os quatro quilogramas que restavam antes da cúpula deste ano não podiam ser transferidos aos Estados Unidos "por sua forma e composição", mas a Argentina pôde eliminá-los ao passar a usar urânio de baixo enriquecimento em sua produção médica de isótopos em 2002 e como combustível de seu último reator em 2008.

Esta Cúpula de Segurança Nuclear, que começou na quinta-feira com um jantar na Casa Branca e termina hoje, é a quarta desde que em 2010 Obama criou esta iniciativa que se repetiu desde então a cada dois anos.

Da reunião em Washington participam líderes de mais de 50 países, com a notável ausência da Rússia, a nação com o maior arsenal nuclear do mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos