Cerca de 3 mil pessoas protestam em Zagreb contra censura à imprensa

Zagreb, 1 abr (EFE).- Cerca de 3 mil pessoas se manifestaram nesta sexta-feira na cêntrica praça Zrinjevac de Zagreb para denunciar o recente cancelamento de um programa satírico e protestar pelo o que consideram uma crescente censura dos meios de comunicação por parte do governo conservador.

O espaço "Montinari proces" (Processo montado), um popular programa de sátira e crítica política, foi retirado recentemente da emissora pública "HTV" sob o argumento de que incitava o ódio étnico e religioso.

No entanto, a Federação croata de jornalistas e as organizações de direitos humanos que convocaram o protesto advertem que essa é mais uma medida dentro dos ataques do governo contra a liberdade de expressão e do clima de repressão crescente contra os jornalistas.

"A iniciativa se deve aos ataques sistemáticos contra a liberdade de expressão no espaço público e à tentativa de estigmatizar publicamente a sátira, que culminou com a censura de "Processo montado na HTV", explicaram os organizadores na rede social "Facebook".

O protesto de hoje é realizado sob o lema "Pela sátira, prontos", em alusão satírica ao lema pró-nazista "Pela pátria, prontos" da Segunda Guerra Mundial que frequentemente é ouvido em estádios croatas e em manifestações ultranacionalistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos