EUA lançam ataque aéreo contra dirigente do Al Shabab na Somália

Washington, 1 abr (EFE).- Os Estados Unidos lançaram na quinta-feira um ataque aéreo na Somália contra Hassan Ali Dhoore, um dirigente do grupo jihadista somali Al Shabab, informou o Pentágono em comunicado divulgado nesta sexta-feira.

"Embora ainda estejamos avaliando os resultados desta operação, retirar Dhoore do campo de batalha seria um golpe significativo para os planos operacionais e para a capacidade do Al Shabab de realizar ataques", afirmou o porta-voz do Pentágono, Peter Cook.

O ataque foi realizado em cooperação com o governo federal da Somália, afirmou Cook, sem dar detalhes sobre o destino do líder da milícia radical islâmica.

Segundo informaram fontes do Departamento de Defesa dos EUA à emissora americana "NBC", o bombardeio foi feito com um drone enquanto Dhoore viajava em um veículo a cerca de 30 quilômetros da cidade de Jilib, ao sudoeste de Mogadíscio.

O dirigente jihadista desempenhou um "papel direto" no atentado de 25 de dezembro contra o Aeroporto Internacional de Mogadíscio, que causou a morte de vários membros da Missão da União Africana na Somália (Amisom) e de um cidadão americano, detalhou o Pentágono.

Segundo a nota oficial, Dhoore também foi "diretamente responsável" pelo ataque de 27 de março de 2015 contra o hotel Maka Al-Mukarram de Mogadíscio, que deixou 15 mortos, entre eles um cidadão somali-americano.

Os EUA realizaram o ataque aéreo após informarem em 7 de março que tinham matado 150 combatentes do Al Shabab em um bombardeio contra um campo de treinamento do grupo terrorista na Somália.

Os radicais islâmicos do Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à rede Al Qaeda, lutam contra o exército somali e as forças da Amisom para instaurar um Estado islâmico de ramo wahhabista na Somália.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos