Presidente cazaque Nazarbayev chegará a Cuba no sábado em visita oficial

Havana, 1 abr (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, chegará no sábado a Cuba em uma visita oficial que incluirá um encontro com seu colega cubano, Raúl Castro, informaram nesta sexta-feira veículos de imprensa oficiais da ilha.

Nazarbayev chegará em Havana durante a tarde e antes de sua reunião com Castro, espera-se que renda a tradicional homenagem ao herói independentista cubano José Martí, na emblemática Praça da Revolução da cidade, perto de onde se encontra a sede do governo do país caribenho.

De acordo com a biografia oficial divulgada hoje no jornal "Granma", o líder cazaque (1940) participou ativamente na política desde os anos 80 na antiga República Socialista do Cazaquistão, onde chegou a ser o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista.

Desde 1990, Nazarbayev desempenha o papel de presidente da nação euroasiática, cargo para o qual foi reeleito em quatro ocasiões.

Nazarbayev é comandante em chefe supremo das Forças Armadas cazaques, presidente da Assembleia dos Povos do Cazaquistão, presidente do partido Nur Otan e do Conselho de Segurança desse país.

Em dezembro de 2015, Cuba e Cazaquistão assinaram um acordo de isenção de vistos de curta duração com o propósito de fortalecer o turismo e as relações econômicas bilaterais.

Antes, em outubro, o doutor em física nuclear Fidel Castro Díaz-Balart, primogênito do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, visitou instalações científicas e técnicas do Cazaquistão para conhecer seu potencial no âmbito de energia nuclear e biotecnologia e explorar a possibilidade de cooperar nesse campo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos