Outra pessoa é acusada na Bélgica de conexão com tentativa ataque na França

Bruxelas, 2 abr (EFE).- A Procuradoria Federal belga informou neste sábado sobre o envolvimento de uma terceira pessoa na Bélgica, em relação com o suposto jihadista francês Reda Kriket, suspeito de preparar um atentado terrorista na França.

O acusado, sobre o qual pesam acusações por participar de atividades de um grupo terrorista, responde às iniciais Y.A., precisa a Procuradoria em comunicado, e segundo a imprensa belga se trataria de Yassine Alami.

O Ministério público detalha que o indivíduo é de nacionalidade belga e nasceu em 4 de maio de 1982.

A decisão de colocá-lo sob mandato de detenção foi adotada na sexta-feira por um juiz de instrução, acrescenta a Procuradoria, que antecipa que não serão dados mais detalhes sobre esta questão.

Este nome se soma ao das outras duas pessoas acusadas de terrorismo na Bélgica com relação ao plano de atentado frustrado, Rabah N. e Abderamane A., ambos detidos em 25 de março em Bruxelas.

O nome de Yassine A. coincide com o de uma das três pessoas detidas na Bélgica no dia 27 de março e acusadas no dia seguinte sem precisar se tinham relação com os atentados de Bruxelas, os de 13 de novembro em Paris ou com a preparação de atentado na França.

A Procuradoria não aclarou se trata-se da mesma pessoa.

Reda Kriket, francês de 34 anos, foi detido em 24 de março e acusado na quarta-feira por associação de malfeitores com fins terroristas e por posse de armas e explosivos, entre outras coisas.

A Polícia Francesa encontrou em seu apartamento de Argenteuil, na periferia de Paris, armas pesadas e explosivos.

Kriket tinha sido condenado em Bruxelas no ano passado à revelia a cinco ano de prisão junto ao suposto coordenador dos ataques do passado 13 de novembro na França, Abdelhamid Abaaud, após a emissão de uma ordem de detenção internacional contra ele por seu envolvimento em uma rede de captação jihadista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos