Paquistão detém mais de 31,5 mil em operações após atentado em Lahore

Islamabad, 2 abr (EFE).- As autoridades paquistanesas realizaram mais de 31,5 mil detenções e ordenaram prender mil pessoas desde o início na terça-feira de uma campanha de operações em resposta ao atentado que há uma semana deixou 73 mortos na cidade de Lahore (leste), informou neste sábado à Agência Efe uma fonte oficial.

A Polícia da província do Punjab, que tem como capital Lahore, e o Departamento Antiterrorista realizaram nos últimos cinco dias 1.485 batidas e operações de inteligência em toda a região, indicou a porta-voz policial, Nabeela Ghazanfar.

Pelo menos 31.558 pessoas foram detidas desde o início da campanha, das quais a grande maioria, 29.552, foi posta em liberdade após ser interrogada e 1.010 mantiveram sob custódia policial.

A porta-voz não precisou o que ocorreu com os outros detidos.

Só nas últimas 24 horas, as autoridades realizaram 130 operações nas quais detiveram mais de 4,6 mil pessoas, das quais 84 permanecem detidas, segundo o último balanço oferecido pela polícia.

Durante esse período, pelo menos uma pessoa morreu no marco das batidas dirigidas pelo Departamento Antiterrorista.

Um atentado perpetrado no parque Gulshan Iqbal de Lahore, nas cercanias de uma zona de jogo infantil, acabou com a vida de 73 pessoas e feriu 359 no domingo passado.

O grupo Jaamat-ul-Ahrar (JuA) reivindicou a ação e indicou que era dirigida contra cristãos, embora 10 mortos pertencessem a esta religião e a maioria seja formada por muçulmanos.

Trata-se do pior ataque no Paquistão desde o ataque a uma escola de Peshawar (norte) no qual morreram 125 crianças em 2014, que também propiciou uma série de medidas antiterroristas por parte das autoridades, entre elas a reinstalação da pena de morte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos