Presidente cazaque chega a Cuba em primeira visita oficial

Havana, 2 abr (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, chegou neste sábado a Cuba em sua primeira visita oficial à ilha, que inclui uma reunião nesta tarde com o presidente cubano, Raúl Castro, na qual espera reforçar os vínculos bilaterais na política, na economia e na cultura.

Na chegada ao Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, Nazarbayev foi recebido pelo vice-ministro das Relações Exteriores cubano, Rogelio Sierra, que deu as boas-vindas ao líder e à delegação cazaque, da qual faz parte o chanceler Erlan Idrissov.

Antes do encontro com Raúl Castro - que o receberá no Palácio da Revolução, sede do governo cubano - o presidente do Cazaquistão participará da tradicional homenagem ao herói independentista cubano José Martí, na emblemática Praça da Revolução.

Como parte da visita oficial, acontecerá no Ministério das Relações Exteriores de Cuba um encontro entre Idrissov e o ministro interino da pasta Marcelino Medina. Além disso, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento para a cooperação bilateral nas áreas de trabalho e proteção social entre os dois países.

De acordo com a biografia oficial publicada no jornal estatal cubano "Granma", Nursultan Nazarbayev (1940) participou ativamente da política desde nos anos 80, na antiga República Socialista do Cazaquistão, e primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista cazaque. Desde 1990, é presidente do Cazaquistão, cargo para o qual foi reeleito quatro vezes.

Nazarbayev é comandante-chefe supremo das Forças Armadas, presidente da Assembleia dos Povos do Cazaquistão, presidente do partido "Nur-Otan" e do Conselho de Segurança desse país.

Em 2014, Cuba e Cazaquistão assinaram um memorando de entendimento para uma parceria nos temas de educação, ciência e esportes. Com a intenção de fortalecer o turismo e as relações econômicas bilaterais, ambas as nações assinaram em dezembro de 2015 um acordo de isenção de vistos para visitas de curta duração.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos