Presidente do Cazaquistão é recebido por Raúl Castro em visita oficial a Cuba

Havana, 2 abr (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, foi recebido neste sábado em Havana pelo presidente de Cuba, Raúl Castro, em uma visita que tem como objetivo fortalecer os "laços tradicionais" que unem os dois países e buscar novas vias de cooperação.

Durante o encontro no Palácio da Revolução, sede do governo cubano, os líderes reiteraram a "vontade mútua de fortalecer as relações bilaterais e de cooperação", de acordo com uma nota divulgada pela imprensa oficial de Cuba.

Os ministros das Relações Exteriores do Cazaquistão, Erlan Idrissov, e da Energia, Kanat Bozumbayev, também participarão da reunião. Pelo lado cubano, estiveram presente os ministros de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca Díaz, de Energia e Minas, Alfredo López Valdés, e o chanceler interino, Marcelino Medina.

Antes do encontro com Raúl Castro, Nazarbayev fez uma homenagem ao herói independentista cubano José Martí, na emblemática Praça da Revolução de Havana, onde também visitou o museu dedicado a ele.

O presidente do Cazaquistão afirmou à imprensa local que seu país "tem grande interesse por Cuba" e revelou seu desejo em fazer a visita "por pertencer a uma geração que sempre admirou a revolução e Fidel Castro".

Nazarbayev realiza sua primeira visita oficial a Cuba com o objetivo de reforçar os vínculos bilaterais entre os países na política, economia e cultura. Em 2014, Cuba e Cazaquistão assinaram um memorando de entendimento para a colaboração nas esferas de educação, ciências e esportes.

Como parte da programação da visita, também houve uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores do Cazaquistão e de Cuba. No ano passado, como parte dos diálogos já em andamento, os dois países assinaram um acordo de isenção de vistos de curta duração para fortalecer o turismo e as relações econômicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos