Vietnã proclama ministro de Segurança novo presidente do país

Bangcoc, 2 abr (EFE).- A Assembleia Nacional do Vietnã proclamou neste sábado novo presidente do país o ministro de Segurança, Tran Dai Quang, que após sua posse prometeu "dar um novo impulso às reformas" empreendidas pelo Partido Comunista local.

Quang, de 60 anos e que foi eleito com os votos favoráveis de 451 dos 494 membros da câmara, se comprometeu também a "ser fiel à pátria, ao povo e à Constituição, assim como cumprir os objetivos fixados pelo Partido", recolhe a imprensa vietnamita.

Tran Dai Quanq substitui no cargo Truong Tan Sang, que exercia o papel de presidente desde 2011.

A proclamação de Quang ocorre depois que o Partido Comunista do Vietnã realizou em janeiro um congresso no qual foi eleito secretário-geral Nguyen Phu Trong, que lidera o setor mais conservador da formação política.

Analistas locais consideram que o posto de secretário-geral do Partido Comunista, única formação política do país, tem maior autoridade que o de presidente e primeiro-ministro.

Com uma população de mais de 90 milhões de pessoas e um PIB que alcançou os US$ 186,2 bilhões em 2014, último ano do qual se dispõe de dados, o Vietnã é uma das economias mais pujantes do Sudeste Asiático.

Essa prosperidade econômica contrasta com a repressão política interna, com assédio constante a blogueiros e dissidentes.

O Vietnã se situa no posto 175 de uma lista de 180 países elaborada pela ONG Repórteres Sem Fronteiras para calibrar o grau de respeito à liberdade de expressão no mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos