Exército iraquiano mata 24 terroristas em Ninawa, entre eles dois líderes

Mossul (Iraque), 3 abr (EFE).- As forças iraquianas conseguiram matar neste domingo 24 supostos membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), entre eles dois líderes, em operações terrestres e bombardeios aéreos e de artilharia na província de Ninawa, no norte do Iraque.

O comandante das Operações para a libertação de Ninawa, o general -de-brigada Neyem al Jabouri, disse à Agência Efe que as tropas mataram 12 terroristas perto da cidade de Al Nasr.

Entre os mortos neste ataque figura o líder militar do EI nas zonas do sul de Mossul, capital de Ninawa, Khadhem al Lahmud, segundo o comandante.

Outros seis supostos extremistas morreram em bombardeios de artilharia nos povos Lazaka e Al-Hay, ao sul de Mossul, onde morreu o encarregado de artilharia e projéteis na organização, Mohammed Basim al Sabaaui.

Al Sabaaui era o principal responsável dos bombardeios feitos pelo EI contra as sedes do Exército iraquiano na zona, especialmente a localizada no distrito de Majmur.

No marco destas operações, as forças governamentais mataram, além disso, cinco suicidas que pretendiam atacar uma base perto de Al Nasr.

O porta-voz das Operações para a libertação de Ninawa, o coronel Faras Sabri, revelou à Agência Efe que os suicidas levavam cinto de explosivos e tinham como alvo a sede da brigada 72.

O Exército iraquiano, com o apoio da milícia Multidão dos Clãs, iniciou em 24 de março uma ofensiva para libertar Ninawa, com o objetivo final de recuperar o controle de Mossul, o principal reduto do EI no Iraque.

O avanço é lento perante a forte resistência oferecida pelo grupo terrorista, que em junho de 2014 conquistou Mossul e proclamou um califado nas zonas sob seu controle do norte e centro do Iraque e Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos